quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A cultura do olhar
Adriana Pinho Gomes
Quero começar este texto hoje com uma pergunta. O quanto incomoda a vocês mulheres perceber o olhar de seus homens para outras mulheres, seja na rua, na televisão, na internet, em uma festa, enfim, no mundo?
Homens e mulheres são seres que funcionam de formas diferentes. E dizer que eles são visuais significa na prática que os homens para se excitarem sexualmente, basta um estímulo visual. A simples visão do corpo de uma mulher, ainda que por poucos segundos e que esta mulher seja completamente desconhecida pode instantaneamente despertar pensamentos sexuais.
 Isto pode ser difícil de entender para nós mulheres, mas é a mais absoluta verdade e não é fácil de aceitar essa verdade. Uma mulher com um belo corpo é um “imã para o olho”, ou seja, difícil de evitar, e mesmo quando o homem se força a não olhar, ele fica intensamente consciente da presença feminina.
As mulheres de modo geral não são afetadas da mesma maneira intensa quando olhamos para um homem bonito. A mulher aprecia muito mais as palavras de amor, a ternura e o afeto sincero que a imagem física do homem, somos auditivas e não visuais. Muito embora tentamos "imitar" o comportamento masculino, haja vista o "clube das mulheres". Mas a prova que isso não é natural para a psique feminina é que as revistas de nu masculino tem o público homossexual de homens como seu grande consumidor.  
A mídia é a grande incentivadora e provocadora do olhar masculino. Até porque os grandes publicitários e a indústria do cinema é toda feita por homens. As novelas, os filmes, os programas de televisão as propagandas, enfim, todos estes vetores de mídia veiculam maciçamente imagens de mulheres sensuais, “gosotosas” nuas ou seminuas provocando os olhares masculinos. As cenas de sexo dos filmes, os apelos publicitários são feitos a partir da ótica masculina. Este tipo de comportamento masculino de olhar a mulher é intensamente incentivado pela cultura corrente. Mas é cruel com a própria mulher. Normalmente ela presencia diariamente os olhares de seu homem para as outras. E mesmo que você fosse uma modelo, seu marido ou namorado continuaria vulnerável. O seu marido, namorado, filho, mesmo sendo um homem disciplinado, vive bombardeado por tentações, que o cercam, desde armadilhas na internet, televisão, revistas, até atração diária das belas jovens que andam pelas ruas, muitas com roupas provocantes.
Às mulheres cabe exigir o mínimo de respeito de seus companheiros para com elas.
Mas o resto é com Deus, rezar pedindo forças e sabedoria para saber lidar com essas situações (rsrs).

Nenhum comentário: