quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010


Beleza invisível

Por Adriana Pinho Gomes 

Descobri que depois de certa idade (depois dos quarenta), as mulheres passam a ter uma beleza, que eu achei por bem denominar de “beleza invisível”, se é que isso faz algum sentido.
Digo invisível porque a beleza que passamos a ter não é perceptível para a maioria dos homens. Falo da beleza estética corporal.
Me permito aqui fazer uma ilação “leiga”. Se restringirmos a compreensão da natureza humana  à perspectiva do biológico, ou seja, se considerarmos que as características do comportamento humano advêm unicamente de seu código genético e que por isso somos marionetes da nossa biologia (hormônios, sistema neurológico e memória genética), poderíamos explicar a permanente preferência dos homens pelas mulheres jovens (quando eles mesmos não são mais jovens), e, ainda, sua natural tendência à poligamia.
É o instinto ancestral da preservação da espécie.  Para a reprodução, a juventude  é fator primordial.
Portanto, o homem de quarenta anos para frente, de um modo geral, começa a demonstrar desinteresse pelas mulheres dessa mesma faixa etária.  E é claro que existem mulheres com mais de quarenta bonitas. Mas a busca do macho humano continua ser por um corpo jovem.
Feitas tais considerações, penso que todas as pessoas depois de uma certa idade deveriam priorizar outros aspectos da vida como por exemplo aprimorar nosso poder criativo, no intuito de melhorar o mundo em que vivemos. Podemos criar beleza nas artes, na literatura, na escrita de um modo geral. Podemos exercer nosso potencial criativo como profissionais, como avós, como amigas, como doadoras de conhecimento e de sabedoria.
Na maturidade deveríamos nos permitir sermos livres para fazermos grandes descobertas a respeito de nós mesmas e ativar nossos talentos adormecidos.
Nessa fase da vida surge a oportunidade de descobrirmos o novo, o inusitado, sem qualquer interferência de convenções ou de regras impostas pelo que nos disseram a respeito de “como deveria ser”. Surge ai a oportunidade de realizarmos nossos sonhos mais ocultos, cantar, dançar, aprender a nadar, sei lá, cada um tem o seu próprio. Podemos desenvolver uma virtude que até então não temos, observar nosso comportamento, investigar nossa história, procurarmos por repostas que nunca tivemos na juventude. É um bom momento para ampliarmos nosso nível de consciência a respeito da vida e dos fatos de nossa vida. Vê-los como realmente são, sem qualquer ilusão. A “iluminação”, ou ser “iluminado’ é simplesmente entrar em contato com a realidade,  tal como ela é, sem subterfúgios.
Para uma mulher madura é muito angustiante e frustrante procurar no espelho uma imagem que nunca mais verá. Aquela menininha linda com todo o frescor da juventude estampado no rosto.
Enquanto estivermos à procura disso, seremos tristes, feias e amargas. Sei que é muito difícil, porque há na nossa cultura um excesso de valorização da beleza plástica apenas. É como se não tivéssemos mais nada a oferecer ao mundo, se não temos mais juventude. Juventude no Brasil é vista como uma virtude e não como uma fase da vida. A jovialidade sim pode ser encarada como uma característica positiva, na medida em que significa entusiasmo em viver e descobrir a vida em suas diversas fases. Ser jovial, em tese, é possível em qualquer idade. Por outro lado, o  repúdio pela velhice é um contrassenso, já que cada vez mais tem aumentado a expectativa de vida do ser humano. Mas eu me pergunto para quê?  Queremos viver mais e ao mesmo tempo rejeitamos a velhice, não sabemos lidar com ela, não sabemos conviver com nossas limitações.
Deixar de atrair olhares e/ou provocar interesse nos homens traz sofrimento psicológico para uma mulher. Isso é inevitável.
A beleza da mulher madura deve ser vista com um olhar ligeiramente desfocado de seu corpo físico, para que seja possível captar também a beleza das sensações, do sentir, do ser.

***OS HOMENS ( DE UM MODO GERAL) PERMANECEM POR TODA A VIDA FIXADOS NA BELEZA ADOLESCENTE DAS NINFETAS.

ENQUANTO NÓS, MULHERES, DE UM MODO GERAL, NOS ENCANTAMOS COM OS HOMENS MADUROS E GRISALHOS DA NOSSA MESMA FAIXA ETÁRIA. (QUE  FALTA DE SINTONIA!!!)

Nenhum comentário: