sábado, 30 de maio de 2015

A cotação da mulher em uma sociedade de baixa cultura

A beleza é um meio pela qual a mulher pode obter poder na sociedade e é o seu principal atributo qualificador enquanto indivíduo.
E é o homem que dá esse poder a ela.
Portanto, as mulheres ficam apavoradas com a possibilidade de perder sua beleza.
 Claro que existem outros atributos a serem desenvolvidos, mas no modelo vigente atual a beleza é o único meio de ascensão, até porque o mundo é comandado por homens e eles são visuais, por isso sempre irão privilegiar a beleza feminina. Vale lembrar ainda, que a beleza está intrinsecamente  atrelada à juventude. Portanto, a mulher jovem e bela é que detém esse poder outorgado pelo homem. A juventude, em nossa sociedade, é vista como uma virtude uma qualificadora e portanto tem valor. (no entanto na juventude não temos condições ainda de saber nada sobre a vida, porque não temos conhecimento e não temos sequer maturidade para elaborar o conhecimento adquirido)
Outra função feminina de valor para sociedade é a capacidade procriadora, que também está ligada à juventude. Em uma sociedade de baixa ou nenhuma cultura como a brasileira a mulher velha é simplesmente vista como um traste, sem função e sem poder.
Adriana Pinho Gomes

Nenhum comentário: